A estação fria do ano chegou oficialmente. As chuvas voltam, os dias nublados e as temperaturas diminuem progressivamente.

Começamos a pensar seriamente em mudar a nossa roupa da cama de colchas finas para edredões, e/ou lençóis quentes. Ah! E, claro, vestir-nos co pijamas de veludo ou coral e robes sherpa.

Aos poucos vamos fazendo essas novas mudanças sazonais e devemos estar preparados para reciclar as peças do ano passado, obter novos elementos e mantê-los intatos durante o período de frio.

Quer saber como fazê-lo de uma forma muito simples? Leia as nossas dicas de especialista domésticos.

Como cuidar da Coralina

Os lençóis em tecido coral, também chamados de lençóis térmicos, são feitas de microfibra e poliéster. São mais quentes e têm um toque mais macio e confortável do que os lençóis clássicos de algodão.

Mesmo que não saiba nada sobre a qualidade deste tipo de lençóis, o fabricante indicará na etiqueta a gramagem do mesmo. Não olhe só para o preço, aprecie também o peso para saber o valor do tecido que tem o produto que vai comprar. Quanto mais gramagem tiver, maior será a qualidade. Uma gramagem em torno de 100 ou 120gr será mais que suficiente.

Os lençóis de coralina são feitos de fibras sintéticas e requerem uma lavagem especial para evitar o aparecimento de borboto. O fundamental é lavá-las sempre com outros lençóis de coralina e não com elementos de cama de outros tecidos.

A secagem ideal deste lençóis, como quase todas as peças que utilizamos, é ao ar livre, mas evitando a exposição solar direta e/ou prolongada. Desta forma, a deterioração do tecido será menor e as suas cores permanecerão intatas. Se o mau tempo não permitir que seque desta forma e tiver que usar a máquina de secar, escolha um período curto e com uma temperatura baixa.

Como lavar lençóis de flanela

A flanela é o tecido de inverno por excelência há gerações. Eles são quentes, macios e extremamente confortáveis.

Os lençóis de flanela às vezes podem conter fios de fibra sintética no tecido. Cuidado com esse tipo de roupa de cama, é de pior qualidade e não permite respirabilidade. Isso é essencial para a qualidade do nosso sono e para a saúde da nossa pele.

Para manter intatos as suas flanelas, deve colocá-las sempre do avesso na máquina de lavar para que as fibras fiquem bem protegidas. Desta forma evitamos que o cotão se solte, principalmente durante as primeiras lavagens. Lave sempre a temperatura baixa, com programas curtos e centrifugação suave.

Tente não torcer para remover a humidade após a lavagem, pois pode deformá-los. Caso precise utilizar a secadora, faça-o em temperatura muito baixa.

Limpeza e passar a ferro roupa de cama de veludo

Quando uma roupa de veludo fica manchada ou precisa de ser limpa para remover a sujidade e o suor do corpo, obterá os melhores resultados com uma lavagem a seco. Protegerá o acabamento do tecido, bem como a estrutura interna da roupa, especialmente se a roupa for feita como um casaco, pijama ou robe.

Pode refrescar uma roupa de veludo em casa usando vapor. O vapor ajudará a eliminar odores e rugas que ocorrem ao sentar-se.

Quanto a um engomar ótimo, procure fazê-lo sempre com o vapor. Tecnicamente, uma roupa de veludo nunca deve ser passada com o ferro normal. Isso pode queimar e destruir as fibras de nylon.

Um vaporizador de roupa será perfeito para remover rugas. Pendure a peça na barra do duche e mova o vaporizador para cima e para baixo pelo menos a alguns milímetros do tecido.

Seguindo estas dicas simples, os tecidos da sua cama de inverno permanecerão intatos e como novos.

Esperemos ter ajudado e que tenha gostado de ler este blog.

Até a próxima!!