Conheça a equipa Tramas, Antonio Bueno

“Vamos mudar a nossa ERP para continuar a crescer”

Antonio Bueno (Sevilha, 1989) tem como desafio a transformação digital na Tramas. O seu grande projeto para 2022 é mudar o sistema central, o que trará grandes melhorias. 

Como é a a ser a sua passagem pela Tramas? Sem dúvida, uma jornada emocionante e cheia de oportunidades.

Antes de ingressar na Tramas, trabalhei numa empresa de consultoria em informática, onde acabei por coordenar uma equipa de desenvolvimento, focada principalmente em tecnologias web e e-commerce. A monotonia fez-me sair do cargo e procurar novos desafios profissionais. No início de 2019 tive a oportunidade de ingressar o departamento de E-commerce da Tramas e, após alguns meses e alguns projetos de sucesso, tive a oportunidade de iniciar a gestão de projetos em IT em outras áreas da empresa. Cada um desses projetos foi um desafio que me tirou da minha zona de conforto, mas é aí que crescemos. Atualmente sou responsável pelo departamento de IT da Tramas há ano e meio. Inicialmente foi um desafio adicional para mim, mas graças ao esforço diário da minha equipa, composta por profissionais talentosos e apaixonados pela novas tecnologias, aliado à formação informática e visão de negócio que a minha licenciatura em administração e gestão de empresas me proporcionou, fez com que fosse possível lançar com sucesso as bases para o que é hoje o departamento de IT da multinacional.

No departamento de IT realizam desenvolvimentos, mantêm sistemas e dão suporte aos usuários.

O que mais valoriza no seu trabalho?

Em primeiro lugar, a possibilidade da gestão estratégica da empresa, analisando os objetivos definidos pelo nosso diretor geral, Alberto Hernández, e estudar como a tecnologia se encaixa como meio para alcançá-los.

Outra parte relevante é o ambiente de trabalho, composto por uma equipa jovem, altamente capacitada, dinâmica e com alta capacidade de compromisso. Trabalhar com colegas assim, além de ser um prazer, é uma sorte, pois facilita muito o surgimento de sinergias que agilizam, a resolução de qualquer incidente. Por último, mas não menos importante, gostaria de destacar a capacidade da Tramas em identificar perfis talentosos e investir neles, na sua formação e atribuindo-lhes cargos de responsabilidade. É um padrão que se repete e acho muito positivo para o negócio.

Quais os projetos para este ano?

Para este ano temos vários projetos em cima da mesa. Entre elas, melhorias na infraestrutura informática da matriz e logística, implementação de uma nova plataforma de suporte que aprimorará a nossa Central de Atendimento ao Usuário, otimização de processos em diferentes departamentos e negociação na área das telecomunicações, que nos permitem reduzir custos e aumentar a funcionalidade da nossa rede. Mas o grande projeto de 2022 é, sem dúvida, a implantação do novo ERP. ERP significa Enterprise Resource Planning (em português, Sistema de Planificação de Recursos Empresariais), que é um software que permite às empresas centralizar e controlar os fluxos de informação que são gerados em cada área da organização. No nosso caso, devido ao rápido crescimento que temos experimentado nos últimos anos, e motivados pela necessidade de um sistema flexível e ágil, que nos acompanhe, fomos forçados a tomar a decisão de trocar o ERP atual por um mais escalável e que não limite o nossos crescimento futuro. Finalmente optamos pelo Dynamics 365 Business Central, uma solução comprovada da Microsoft.

Como o ERP vai ajudar?

Fundamentalmente, isso nos ajudará a tornar os nossos processos de trabalho diários mais simples e otimizados, teremos todas as informações importantes centralizadas num só lugar e facilitará muito a integração com outros sistemas que precisaremos no futuro. Em suma, seremos mais ágeis e escaláveis e poderemos tomar melhor decisões com base na análise dos dados coletados. Além disso, poderemos conhecer o stock de cada produto em tempo real em cada uma das nossas lojas e armazéns logísticos;  incorporaremos um novo portal de funcionários mais otimizado que simplificará os procedimentos na loja física; acesso a relatórios na nuvem para os diferentes departamentos, com atualização de dados em tempo real; integração direta do nosso sistema com o das transportadoras para simplificar a logística; ou integração com as nossas lojas online para facilitar os procedimentos diários.

As melhorias com o ERP:

"Com o novo ERP poderemos conhecer o stock de cada produto em tempo real em todas as lojas Tramas"

Como será a sua implementação?

Está dividida em várias fases. Neste momento estamos na fase inicial de consultoria, onde estudamos o ponto atual em que se encontram os processos da empresa, analisamos os marcos que nos propusemos e traçamos o caminho a seguir.

Em seguida, vamos desenvolvê-lo em conjunto com o nossos parceiro tecnológico e com a ajuda de alguns usuários-chave da nossa organização para que ele se ajuste às nossas necessidades e depois implantaremos uma versão em um ambiente de teste para verificar se funciona corretamente. No entanto, a formação vai ser de longe o mais importante e exige o nosso empenho. Antes de iniciar o novo sistema, todos os usuários terão que aprender a usá-lo. O início da produção está previsto para abril de 2023. 

Que outros desafios tem para o departamento?

Além da implementação do nosso ERP, que já é um avanço estratégico em termos de transformação digital da empresa, o nossos foco é continuar a consolidar o nível de maturidade digital.

desafios como a migração da nossa infraestrutura tecnológica para a nuvem, melhorias na segurança cibernética e implantação de uma cultura se dados na empresa são prioridades que abordamos no médio prazo. 

Como se organiza na equipa?

A nossa equipa de IT é formada por profissionais com funções especializadas e segmentada em três áreas principais. Por um lado, o desenvolvimento, cuja missão baseia-se em construir, melhorar e manter as diferentes ferramentas internas de IT necessárias ao nossos dia-a-dia, bem como implementar novas funcionalidades próprias ou com a ajuda dos nossos parceiros tecnológicos. Outra área é aa de sistemas, responsável por manter a nossa infraestrutura de computadores operacional em capacidade máxima (servidores, banco de dados, redes, segurança, telecomunicações, etc.). Por último, temos o suporte, responsável por solucionar remotamente qualquer incidente. não importa onde os nossos colegas estejam localizados, sejam eles da matrix logística ou de qualquer loja física localizada em qualquer lugar dos três países onde atuamos, a equipa de suporte está sempre disponível e pronta para resolver.