Conheça a equipa Tramas, Olga Morán

Responsável do visual merchandising

Nas lojas Tramas respira-se, acima de tudo, Casa. E mais concretamente, uma casa organizada, coerente e confortável. O visual merchandising tem muito a ver com isso, ou seja, a forma como todos os elementos de uma loja (montra, espaços, área, móveis, cores, iluminação, informação, tecnologia) estão alinhados para alcançar a melhor experiência de compra para o cliente. Olga Morán ( Sevilha 1977) é quem transfere a filosofia da Tramas para as lojas. O objetivo é conquistar novos clientes a cada dia, através das montras e da disponibilização da oferta nas lojas.

“Daí passei a supervisora de todas as lojas em Espanha e França. Também colaborei com o departamento E-commerce para que a nossa web fosse um claro reflexo do visual das nossas lojas e por último entrei no RRHH”.

Quais são as suas funções como responsável pelo visual merchandising?

As minhas funções são várias, entre elas a distribuição dos produtos da loja em diferentes épocas do ano; decidir quais os modelos que são colocados nas montras cada semana; fazer a montra e enviar as fotos para todas as lojas para que o reproduzem; informar como devem colocar os produtos nas mesas, estantes e cabides e atualizar o manual visual da empresa. Também, decidir quais os produtos que colocamos nas montras segundo as promoções.

"O nosso visual responde aos valores da marca e as próprias tendências que segue a Tramas. Portanto, agora as nossas montras e lojas tendem a ter tons mais suaves e calorosos, relacionados à sustentabilidade."

Qual é o conceito pelo qual o lay out das lojas Tramas se guia? Na Tramas orientamos os nossos clientes com os nossos produtos, desde a entrada para o interior da loja. A montra e as promoções estão ao mesmo nível em termos de pedidos do cliente. Na verdade, muitos clientes entram porque querem comprar a decoração completa que estamos a mostrar na nossa montra.

Como organiza os espaços?

Os espaços na Tramas são organizados por cores, texturas, desenhos e tamanhos. Uma distribuição fácil para o cliente, em que tudo está bem organizado e sinalizado, para que encontre o que procura sem dificuldade. Você entra na loja e num dos lados é dedicado às camas de solteiro e o outro as de casal. O resto está distribuído por cores e misturando texturas e qualidades.

Quais são as tendências que está incorporando em termos de visual?

O nosso visual responde aos valores da marca e as próprias tendências que segue a Tramas. Portanto, agora as nossas montras e lojas tendem a ter tons mais suaves e calorosos, relacionados à sustentabilidade. Igualmente para a Tramas o bem estar nos lares é o seu propósito maior. Nesse sentido, é a equipa de design que nos orienta. O produto evoluiu para uma qualidade média-alta- como as toalhas premium de 700gr e os lençóis de percal – e isso reflete-se no visual da loja.

"A tramas muda todas as semanas as suas montras tanto em Espanha, Portugal e Itália."

Quão importante é a organização da montra e dentro da loja?

A montra é o espaço mais importante da loja, é onde captamos atenção do cliente. Mas, igualmente, a distribuição do interior é a chave para atingir a intenção de compra. Por isso, dispomos os artigos em áreas estratégicas de acordo com o lay out da Tramas.

Como projeta as montras para serem a melhor ferramenta de vendas?

Montamos desenhos bem coordenados e com diversos acessórios. Também incluímos produtos promocionais e com preços atraentes. Além disso, mudamos as montras todas as semanas, tanto em Espanha como em Itália e Portugal. As nossas montras tentam sempre criar ambientes de decoração de quartos. Utilizamos camas de solteiro ou casal e conforme a linha homewear cresce também estamos adicionando cabides.

O que traz o visual merchandising para a marca?

Promovemos a venda. Temos tabelas distribuídas e numeradas, e em cada uma localizamos uma mercadoria. Em que estão mais perto da porta colocamos os nossos produtos sazonais e promoções. Agora, por exemplo, temos muita roupa de inverno, como pijamas que se tronaram no nosso “must”.

"A cartelaria com os preços é um fator diferencial nas nossas lojas da Tramas."

Estão previstas alterações às lojas?

Nas novas que estamos abrindo este ano. São a versão 2.0 e têm muitas telas, pelo que as que já temos irão ser atualizadas nos próximos anos.