O que poderíamos dizer sobre cortinas?

Qualquer designer de interiores que se preze sabe o valor desta peça de decoração. Isso porque saber escolher pode funcionar a nosso favor em muitas ocasiões. A cortina traz luz e amplitude, a cortina expressa a personalidade da casa e transforma completamente o seu design, e uma boa escola de cortina + a cortina transparente cria sensações espaciais e também de estilo.

Temos de lhe perguntar. Você saberia escolher as cortinas perfeitas para o seu quarto? Não?

Os aspetos mais importantes a levar em consideração são os seguintes:

Formato da janela:

Cada tipo de janela encaixa em estilos totalmente diferentes de cortinas. As janelas das varandas, por exemplo, pedem por uma combinação de cortinas para aproveitar a luz, mas limitá-la quando necessário. Os estores, por outro lado, são desconfortáveis e dificultam a abertura das portas.

No entanto, as janelas que não atingem o chão, ou seja as janelas normais que temos em casa, as persianas podem dar conta do recado.

Quanta luz entra na sala

Você quer mais privacidade ou prefere um estilo leve?

Se for da segunda opção, gostará de escolher tecidos leves, pouco denso. Algodão e, claro linho serão essenciais se precisar disso. Eles nunca falham.

Se, por outro lado, privacidade é o seu objetivo e procura um efeito de tela, experimente tecidos mais pesados, com maior corpo, como linho grosso, chenila ou veludo. É melhor combinar essas cortinas com umas cortinas transparentes de fios leves ou linho mais aberto. Eles vão deixar a luz passar quando precisar e vão adicionar muita diversão ao design.

Afinal, o que são cortinas grossas?

Outra questão de grande importância é saber escolher cortinas estampadas ou lisas. Tudo vai depender do tamanho da sua casa e do efeito que procura. Em casa pequenas, recomendamos cortinas lisas e claras, pois têm a capacidade transformadora de multiplicar a luminosidade e, assim, expandir o espaço. Se não tem como evitar e é fascinado por estampas, opte por um design com pequenos elementos e cores suaves.

Se, por outro lado, a sua casa é uma que parece saída da revista EL Mueble, grande e espaçosa, as cortinas com estampados serão a suas aliadas. Cortinas que animam os quartos grandes. Mas cuidado! O estampado tem que manter proporção com o espaço da sala. Uma dica importante: escolha design intemporais. Você vai nos agradecer por isso. Flores, padrões geométricos ou linhas. Sucesso garantido.

Altura do teto

O que sempre aconselhamos é adicionar 15cm extra ao comprimento das cortinas em relação ao comprimento da janela. Até 10cm a mais se o que você deseja é um ambiente super aconchegante. Um pouco “higiénico” como diriam os dinamarqueses.

Se o seu apartamento é pequeno, revelamos uma aposta muito segura: enfeite as janelas apenas com cortinas transparente, porque ao estarem muito próximas do vidro, dificilmente ocupam espaço. Não sabia? Surpresa!

Combinação com o estilo da sala

Devemos sempre levar em consideração o desenho dos demais elementos de decoração se quisermos trocar as cortinas. Tente que continuem com as mesmas cores básicas. É simples assim. Vai funcionar.

Por outro lado, escolher o mesmo padrão ou tecido para todas as cortinas da casa é um truque que oferecemos a vocês como especialistas em têxtil casa. Muitos decoradores fazem isso dessa forma para unificar pequenos espaços ou mesmo em grandes casas, onde desejam criar uma sensação de união. Pense nisso, é original, atraente e vão fazê-lo sentir-se bem

Fica por aqui, a nossa master classe sobre cortinas e dicas de decoração de janelas.

Esperemos que tenha gostado muito e que continue a visitar o nosso blog para obter mais conteúdo útil e inspiração.

*Não se esqueça de clicar nas imagens do blog para aceder diretamente ao nosso site se gostar de um produto ????

Até à próxima!