Escolher as cortinas certos para cada divisão da sua casa faz uma grande diferença entre funcionalidade e estética. Que tipo de tecido escolher? Que cortinas são melhores para a altura do teto? Que tipo de cortinas devo comprar em função do tipo de janela? Estas são algumas das perguntas a que vamos responder neste guia.

Segundo o tamanho da janela

Antes de iniciar a pesquisa de cortinas, é essencial medir o tamanho das suas janelas. Tome nota da largura e da altura da janela para determinar o tamanho correto das cortinas.

Cortinados para janelas pequenas

Para janelas pequenas, cortinas leves são os mais adequados, uma vez que não suportam muito peso. A nossa recomendação é que escolha entre cortinas transparentes, cortinas de rolo ou cortinas semi-transparentes. E deixamos ao seu critério se prefere cores lisas ou com padrões. Claro que de acordo com o seu gosto e o estilo da sua casa.

Cortinas para janelas grandes e janelas de sacada

Para este tipo de janela, é muito importante escolher cortinas que cubram toda a superfície. Escolha cortinas largas e, claro, cortinas duplas, a nossa recomendação, com ilhós, pois são muito fáceis de instalar e muito funcionais, uma vez que são muito fáceis de fechar e abrir.





Em função da divisão

E dir-nos-á: "OK, muito bem, e cortinas para a sala de estar, quarto, cozinha, etc.?" Não se preocupe. Nós ajudamo-lo a escolher as cortinas que melhor se adaptam às suas divisões.

Cortinados para varandas

Para as divisões com varandas, o que recomendamos e que fica melhor é uma combinação de cortinas com cortinas transparente. Ajudam a deixar entrar a luz sem perder a privacidade.





Cortinados para a sala de estar

Para ter uma sala de estar perfeitamente decorada, é essencial escolher as cortinas certas. Um dos pontos que deve saber é que, para que a sua sala de estar fique espetacular, deve ter cortinas que assentem no chão para que a sua sala de estar fique elegante. 

A sala de estar é a divisão mais movimentada da casa, pense em estilo, mas também em versatilidade e facilidade de manutenção.

As cortinas de linho são uma referência entre os tecidos para cortinas pelo seu aspeto natural e bom caimento.

Como recomendação, combine cortinas de linho e cortinas opacas para tirar o máximo partido da luz sem retirar a privacidade com as cortinas de linho e utilize as cortinas opacas para retirar a luz quando precisar dela.





Cortinas para o quarto

O quarto é uma das divisões mais importantes a par com a sala de estar e a escolha de boas cortinas é tão importante como o tipo de lençóis para a nossa cama.

No quarto, predomina a privacidade e o estilo, e as cortinas desempenham um papel fundamental no controlo da luz natural que entra no quarto sem perder a privacidade, e devem também ajudar-nos a escurecer a luz exterior para termos uma boa noite de sono.

E, tal como na sala de estar, recomendamos uma combinação de cortinas transparentes com cortinas blackout.





Cortinas para a cozinha

As janelas da cozinha estão normalmente colocadas por cima dos móveis, pelo que recomendamos os estores de rolo pela sua versatilidade e funcionalidade.





Sistema de montagem e orçamento

Outro fator a considerar é o sistema de montagem e o seu orçamento. Decida se prefere um sistema de varão, trilho ou argola e certifique-se de que é compatível com o tipo de cortinas que está a comprar. Além disso, defina um orçamento claro e procure opções que se enquadrem nesse orçamento, tendo em conta tanto o custo inicial como o custo a longo prazo em termos de manutenção e durabilidade.

Manutenção e cuidados a ter com as cortinas

Antes de mais, não se esqueça de verificar as instruções de manutenção e conservação recomendadas pelo fabricante. Com isso em mente, vamos falar sobre os diferentes pontos a serem abordados.

Com que frequência devem ser lavados os cortinados?

O tempo que deve demorar a lavar os nossos cortinados depende do nível de vida que temos em nossa casa, normalmente deve ser entre 1 mês e meio a 3 meses entre lavagens.

Antes de lavar os cortinados

Antes de colocarmos os nossos cortinados na máquina de lavar, devemos retirar todo o tipo de ganchos e argolas para evitar danificar o tecido e a máquina de lavar. Embora não nos pareça necessário recordá-lo, não devemos misturar cores ou tecidos diferentes.

Que programa devo utilizar na máquina de lavar?

Devemos ter sempre em atenção as especificações do fabricante, no entanto, recomendamos a utilização de um programa para tecidos delicados, com uma temperatura não superior a 30 graus e, claro, sem centrifugação ou com uma centrifugação suave para que os nossos cortinados não fiquem tão enrugados. 

Que tipo de detergente ou amaciador devo utilizar?

Recomendamos um detergente para roupas delicadas e, ao usar amaciador, se a única coisa que procura é o aroma que deixa no tecido, tente usar um perfumador. 

Na Tramas+ pode ver uma grande variedade de cortinas, desde estampadas, transparentes ou estores e escolher a que melhor se adapta ao estilo da sua casa seguindo as nossas recomendações.